domingo, 13 de março de 2016

2 em 1

1. Feminismo de Perfumaria

Eu não sou a pessoa que assiste ao Oscar. Dentre os quinhentos motivos que eu poderia listar aqui,  o principal deles é porque eu durmo cedo.

Mas eu adoro o tapete vermelho e principalmente a parte de gongar os vestidos e pessoas. Nesse ano levei um baita de um tapa na cara com a figurinista premiada. Antes de ver a roupa dela, já tinha lido comentários e achado um absurdo uma fi-gu-ri-nis-ta ir mal vestido ao Oscar. Até que li esse texto aqui: "Alguns convidados na plateia não se importaram em aplaudi-la pela conquista. Muito pelo contrário, fizeram questão de olhar Beavan da cabeça aos pés por sua roupa. Não importa se ela ganhou o Oscar ou um prêmio Nobel! Cadê o vestido dessa senhora? Por que ela não prendeu o cabelo? Será que ela não foi capaz de fazer uma escova ou passar um rímel?" e STOP. 

Eu sou feminista ou sou um rato? Ou sou feminista pela metade? Porque é mais fácil ser feminista pela metade né? Assim ninguém te chama de chata, malamada e você continua achando corriqueiro um cara te xingar na rua porque você ultrapassou ele de bike, e não percebe que tudo está conectado. Enquanto as pessoas se sentirem no direito de julgar uma mulher porque ela não passou rímel para ir ao Oscar vai continuar existindo assédio moral e sexual contra as mulheres. 

2. Meu amado anônimo

Passei anos tomando ônibus com um moço que quando eu estava prestando vestibular para Arquitetura ele já estava cursando no Mackenzie, depois que voltei para SP e comecei a trabalhar na Av. Angélica ele também trabalhava na região e depois de muito, muito, muito tempo encontrei com ele almoçando em família no Cacilda. Nós nunca nos falamos, mas há distância acompanhei a vida dele.

Depois que mudei de bairro e não ando mais de ônibus rotineiramente, pensei que esses conhecidos/desconhecidos fossem sumir. Mas só essa semana me dei conta que há 3 anos encontro na ciclovia um pai que leva os filhos para a escola de bicicleta. O menor vai na garupa e o maior em outra bike. Sequer nos cumprimentamos, mas eu estou notando que já está na hora do menor ganhar uma bike só dele, já ficou grande para a garupa.



Um comentário:

bittarpoeta disse...

Singelamente legal , se isso puder existir , eu queria um dia pensar como mulher , mas, pensar é diferente de sentir !