domingo, 18 de maio de 2008

Babãe sou arquiteta... VIII


é para prestar atenção na parede.




Em mais uma postagem da "baravilhôsa" série "Babãe sou arquiteta e estou resfriada.... VIII" tratarei de dois assuntos: sobre como é bom não contratarem um arquiteto em certos momentos, óbvio. E sobre como eu odeio algumas propagandas publicitárias e a crescente especulação imobiliária que meu bairro está sofrendo (tá eu sei que isso é natural, é a dinâmica da cidade, mas me deixem ser feliz, pelo menos aqui!).

1- Na última semana estive no Valadares um boteco excelente que fica localizado aqui na Lapa, ele é pé sujo mas serve sempre porções gordurosas e deliciosas e chama-se Valadares pois o dono é mineiro de Governador Valadares (a-há!). Além disso tal bar é patrimônio da família, foi lá que "comemorei" minha passagem no vestibular (a parte vida pessoa termina aqui) etc e tals. E fiquei sabendo através da minha mãe que o bar tinha sofrido uma reforma, e que na opinião dela, uma mineira, era obra de mineiro, bem mal acabada. Na hora em que isso foi dito não entendi muito a crítica, mas depois que fui lá percebi que na verdade não era uma reforma no sentido puro da palavra, foi só uma ampliação sem muitas pretensões de acabamento caprichado e projeto descolado. O que na verdade na minha singela opinião, salvou o lugar. Antes que todos os meus colegas me matem, é óbvio que é muito legal ir em um lugar em que exista projeto e que a gente veja o projeto funcionando, mesmo que não seja do jeito que o arquiteto planejou (coisa que na minha inexperiente visão, não existe muito). Mas no caso do Valadares se contratassem um arquiteto para fazer a ampliação certamente o ar "pé sujo" do lugar seria transformado em um ar cool com balcão de madeira escura e fotos antigas de Governador Valadares. Ao mesmo tempo penso que estou sendo muito pessimista e que seria algo muito interessante um projeto que não tirasse as características do lugar.

2- A foto do guardanapo não é uma cantada, mas uma propaganda de mais um novo empreendimento imobiliário no Alto da Lapa, me irrita bastante essa invasão publicitária. Hoje em dia não é mais possível comer um bolinho de bacalhau que logo tem alguém querendo te empurrar algo goela abaixo.

2 comentários:

cecilia disse...

nossa, mano eu morro pelo palmito a milanesa do valadares...

Andy disse...

amiga linda, agora que vi meu proprio link aqui no seu lindo blog.
cheers!
obrigado.
sucesso.
e saudade.