domingo, 29 de abril de 2018

Líbano, uns livrinhos e um filme.

Quem precisa escrever sobre o Líbano de novo (só dois parágrafos, prometo)? Só meu corpo voltou pro Brasil, a alma ainda está por lá. E nesses dias eu assisti o episódio do Pedro pelo Mundo lá no Líbano. Afora todas as dicas e comentários que achei pertinentes, no final ele falou uma coisa muito bonita sobre o Líbano e como o país tinha o tocado profundamente.

E foi muito perto do que senti lá, com uma noção de pertencimento ainda maior. Porque a sensação que tenho é que nasci no Oriente Médio, e embora eu ache ótimo viver em um país "laico" e onde a mulher é um pouco mais respeitada, eu tenho vontade de morar lá (um ano, ou dois, ou três...).

Mas pra ninguém falar que minha vida é só sentir saudades do Líbano, li "Meio Sol Amarelo" da Chimamanda Ngozi e gostei demais, a escrita é envolvente e eu que gosto de ler livros sem saber muito do que se trata anteriormente, me vi dentro da guerra de Biafra e, embora o final não fosse do jeito que EU queria, o livro é uma tijolada. E acho que até agora estou dentro desse livro, sentindo saudades de Ollana e Ugwu.

Para superar a saudades, nesse exato instante, estou dando um tempo (leia-se fugindo) de Mansfield Park da Jane Austen, pois tô muito puta com a protagonista e estou com medo dela não fazer o que eu acho que ela tem que fazer. Mas enfim, a verdade é que eu sempre tive um certo preconceito com a Jane Austen, mas agora lendo, vejo que é descabido e ela é maravilhosa. 

Ah e, depois de um tempo afastada de Lenu e Lina peguei um pouco de bode das duas e da Elena Ferrante. Muita jogada de marketing. Mentira, quem quer que seja a Elena Ferrante ela mandou bem e eu li os quatro livros em 15 dias. Mas esse lance de dividir livros em volumes é muito chato. Uma outra observação: comece lendo Elena Ferrante por outros livros dela e não pela tetralogia, você sempre busca Lenu e Lina e ela não vai te entregar isso nos outros livros dela.

Para terminar eu assisti "Os Vingadores - Guerra Infinita" e cheguei a conclusão de que estou vivendo o século das continuações. Será que as pessoas nunca mais irão escrever uma história que comece e termine em um único volume? Que porre. 

Ah, e se você pensa em assistir Guerra Infinita para rever o Pantera Negra, assista o legendado pois no dublado ele perde todo o charme e "Wakanda Forever" é muito melhor que "Wakanda para sempre".

Nenhum comentário: