sábado, 30 de dezembro de 2017

2017-2018

Eu tinha que terminar um trabalho e passei o dia enrolando, pois é isso o que eu faço quando tenho algo difícil e trabalhoso para resolver. Ao invés de lavar a louça ou entrar em um e-commerce fiquei assistindo a vídeos no youtube. Até que caí nesse aqui:


E  como eu tava com essa música (abaixo) na cabeça fiquei escutando no repeat:


E como é melhor filosofar do que resolver problemas práticos segue minha análise sobre fé e Deus.

Eu tenho fé e acredito em Deus, mas não coloco nele a responsabilidade pela minha vida. Caso contrário teria que colocar nele a responsabilidade por qualquer doença ou coisa ruim que me aconteça. Então eu o tenho como uma força que me faz ter fé e esperança. Explico. 

Nesse ano que tá acabando, daqui a pouco, eu fiquei doente. Quando recebi o diagnóstico a primeira coisa que pensei em fazer, foi uma promessa para ficar boa e nunca mais ter doença nenhuma. Depois fiquei pensando que fazer uma promessa é colocar Deus e minha fé em uma situação muito desconfortável, porque minha doença não foi colocada por ele e nem foi culpa da minha fé (e nem culpa minha - assistam Dr. Drauzio Varella e parem de culpabilizar o paciente pelas doenças que ele tem). Ela aconteceu, foi um fato, e como Deus vai controlar que eu nunca mais fique doente?

Então eu preferi deixar Deus fora das minhas questões de saúde e fiz o que tinha que fazer. Agora, chegando no fim do ano e vendo que eu passei por uma operação complicada, 5 semanas de tratamento pesado, recuperação dolorosa, mas ainda assim fiz a viagem dos meus sonhos, comemorei e chorei com as pessoas que amo, voltei a correr etc e tals, eu entendi que Deus e minha fé me ajudaram a ter esperança e a seguir em frente. Não é algo tão direto e lógico no dia a dia, mas agora, olhando pra trás eu percebo isso. 

Minha fé não me salva de ter problemas, ela me reconforta e dá energia para seguir em frente, de cabeça erguida, com leveza. Tem um conto da Katherine Mansfield (Bliss) em que ela descreve uma mulher que tem momentos de pura alegria e que é como se ela carregasse um diamante, modéstia a parte eu tenho certeza de que sou essa mulher e que esse brilhante que irradia é a força vital que ela tem. 

Tchau 2017, você foi uma grande ano pra mim e eu sempre vou te amar. Vem 2018, tenho muitos sonhos pra realizar. 



Nenhum comentário: