terça-feira, 29 de novembro de 2016

Metodologia

Não tenho carteira de motorista.

(pausa dramática)

E sobrevivi 35 anos sem a tal carteira. Na verdade já se passaram 17 anos desde que fiz 18 e eu NUNCA pesquisei sobre auto escola. Já me disseram da importância social de ter carteira, "dá liberdade" ou "mostra sua autonomia sobre a vida" e blábláblá. Depois de muito pesar sobre as definições de ter ou não carteira e de até me achar menor, por não ter VONTADE de alcançar a tal autonomia sobre a minha vida (g-sus), finalmente me perguntei:
- Liberdade para quem, cara pálida? Pra quem tem carro e mora em uma cidade sem trânsito? É importante analisar sempre o conceito de liberdade né?!
- Ter uma carteira é sinal de autonomia em que contexto estelar?

Enfim, quando penso em todo dinheiro envolvido na operação (carteira, carro, ipva, seguro, multa, valet), prefiro o sistema municipal de transporte coletivo. Fora que ir no carona pensando na vida é muito melhor.

Mas esse texto que começou com essa LEVE defesa sobre não ser motorista é pra falar na verdade como uma pessoa chegada em metodologias como utilizar o transporte coletivo:

ÔNIBUS
- Se você evita longas conversas com estranhos, nunca sente muito perto do cobrador ou motorista;
- Se você é mulher e evita conversas com estranhos e pega uma linha normalmente vazia, sente sempre próxima deles - mas não muito, para evitar que algum tarado se masturbe ao seu lado (esse item é triste, mas vivemos nessa sociedade machista e tudo o que desenrola a partir disso);
- Se você é ansiosa mas gosta de sentar na janela, não gosta de conversar com estranhos, sente na banco anterior a roda do ônibus (sentar sobre a roda é muito quente). Assim você relaxa e ainda não perde o ponto.
- Se o seu ponto é o próximo, mas o ônibus está lotado e não vai dar pra passar a catraca, VENÇA a timidez e solicite a turma que passe o seu bilhete único E ainda peça ao motorista para descer pela frente. Não faça como certas pessoas que passaram muito tempo da vida descendo de 3 a 4 pontos depois do original. 
- Se você estuda a noite, em uma faculdade onde TODOS tem carro e o ponto mais próximo é deserto, você vai ter que vencer a timidez, novamente, e pedir carona até o ponto mais próximo e que tenha gente. Se esse ponto nunca aparecer faça seu amigo te levar em casa (vale ter muitos amigos, nesse caso e você vai ter que vencer a timidez novamente);
- Todo mundo tem um ponto de preferência, se ele for coberto, iluminado, com banquinho e em uma calçada larga, você é abençoada.
- Se você tem problemas olfativos e entra em um ônibus cheio com um lugar vago e várias pessoas em volta em pé, não sente. O lugar deve estar fedido.
- As vezes fazer baldeação é mais demorado do que ir direto no mesmo ônibus. Exceto se você utiliza linhas como: Lapa-Barra Funda 828P, Lapa-Socorro 856R ou Terminal Lapa-Santa Cruz 875C.
- Jardim João XXXIII é o bairro com mais linhas de ônibus do mundo.

METRÔ
- NUNCA passe em catracas pares. Sério, dá merda.
é só isso que você precisa saber.

TREM
- NUNCA passe em catracas pares. Sério, dá merda.
- A aceleração do trem espanhol, NÃO é uma música que sempre para no começo.







Um comentário:

bittarpoeta disse...

Muito bom !