domingo, 4 de setembro de 2005

Cata-Vento, Catavento ou cata-vento

Aquele som lhe parecia familiar, som de metal batendo em metal. Olhou em volta e viu um vendedor de algodão-doce e cata-vento sentado sozinho na tarde quente de domingo. Mas aqueles não eram os cata-ventos de papel colorido de sua infância, mas sim de metal e que faziam um tilintar característico todas as vezes que ventava. Sentiu pena do vendedor.

Ventava forte e o som do cata-vento, cada vez mais constante, a irritava. De modo que passou a odiar o vendedor .

Porém ela sabia que que não era o vento, não era o barulho, não era ele. Mas era a piedade que ele causava nela. Odiava sentir pena de alguém, porquê na verdade era a pena que sentia de si. Daquilo que escondia dos outros dentro dela, lá no fundo para que ninguém conseguisse notar, nem ela mesma. E um vendedor de algodão-doce e cata-vento, em um domingo quente e amarelo, numa rodoviária cinza e inóspita, a fez lembar do quão egoísta é.

Enquanto o odiava, pensava: "Mas quem ainda compra cata-ventos? Ainda mais cata-ventos de metal, que ficam tilintando irritantemente!". Sentia um gosto vitorioso na boca, devido ao fracasso do vendedor, quando para o seu espanto, surge um senhor que compra três cata-ventos, um para si e os outros dois para seus netos. Aquilo era demais, não suportava aquela alegria toda, aquele pieguismo enquanto ela estava disposta a sofrer! Saiu correndo dali, correu para uma rua deserta, parou cansada e chorou sozinha.

5 comentários:

Harissa B. disse...

e eu achando que tava fazendo sucesso!ai que mirim!

Anônimo disse...

Pois é, limã, serve elogio de parente?
Entrei no seu blog e gostei muito do seu texto. Não gosto do ar deprê em si, mas isso porque sou sua irmã e associo a depressão do texto com uma possível depressão sua... Mas tirando a minha relação pessoal contigo, gosto do texto, gosto da redação. Keep walking.
Besos, Haa

Anônimo disse...

Ha...
eu ADORO cata-ventos!!!!!!
vou descobrir um dia se pelo 'design', pelo som, pelo movimento.... ando achando que é pelo vento....hehe
ah, e eu não acho que seja mirim......eu gosto, tá?!
beijinho...

Anônimo disse...

é, o som é irritante..mas nao pra todos....pra vc talvez...mas pq?
eu to curioso...

Harissa B. disse...

no começo o barulho é legal, mas qdo começa a ventar mto e mot forte... o som fica irritante!!!! sei lá fica um "tililin" desconcertante!
vc gosta do som?