domingo, 22 de julho de 2007

"mamãe sou arquiteta... IV"











"Mamãe sou Arquiteta e decidi mostrar a você que eu gosto", do pórtico da Praça do Patriarca, embora há mais ou menos dois anos eu não gostava.
Não gostava porquê achava um absurdo um pórtico que tinha como função realçar uma nadica de nada de uma igrejinha do caríssimo Santo Antônio e que na verdade só roubava a cena.
Hoje eu gosto, porquê é um elemento supresa da cidade, tanto para o bem quanto para o mal, mas mesmo assim não deixa de ser um elemento supresa. Quando ando no centro, normalmente estou perdida e fico sem ar quando ao sair de uma dessas ruazinhas ando por aquelas ruazinhas que culminam na Praça Gosto, porquê ele emoldura o espaço de várias formas. Gosto pois se o espaço público é o espaço do vazio, ele abriga e emoldura tal espaço de forma contraditória (leve e pesado) e supreendente.
Enfim, clap, clap para o Paulo Mendes da Rocha. O arquiteto que me fez optar nos 45 do segundo tempo, por arquitetura (é mamãe, dessa você não sabia né?!)

6 comentários:

Anônimo disse...

Minha filha,

"porque" quando pode substituir por "pois", é junto e sem acento. Dá um estudadinha na gramática e revisa seus texto.


http://www2.uol.com.br/linguaportuguesa/incultaebela/ib_010727.htm

Fica a dica.

Anônimo disse...

Anônimo disse...
Minha filha,

"porque", quando pode substituir por "pois", é junto e sem acento. Dá um estudadinha na gramática e revisa seus textos.


http://www2.uol.com.br/linguaportuguesa/incultaebela/ib_010727.htm

Fica a dica.


Faz que nem eu que esqueci o plural.

Anônimo disse...

Não é o anônimo de sempre que escreveu isso. Ele não sabe nada de gramática.

Anônimo disse...

P.S.: não FOI. Viu como ele é estúpido?

::gabriela::gaia:: disse...

Sabia que ele (o Paulo Mendes) é capixaba? hihihih! Falo pra todo mundo isso porque ninguém conhece nenhum capixaba importante! hihihhi!
Taí, nunca fui na Praça do Patriarca... Na próxima visita a São Paulo irei conhecer!
Ah, vc me perguntou a um tempinho o que eu to estudando aqui em Salvador, né?! rsrsrsr! Então, meu mestrado aqui é em "processos urbanos contemporâneos" (nome bunito né? rsrs), e meu projeto nem é em Salvador não, é na grande Vitória mesmo... ainda está em reformulação mas é alguma coisa sobre novas territorialidades em Cariacica (ES)... enfim,meio abstrato ainda! hihihi! mas to gostando.
bjooo

Anônimo disse...

Anônimo disse: "Minha filha, "porque" quando pode substituir por "pois", é junto e sem acento. Dá uma estudadinha na gramática e revisa seus textos."
Gostaria de lembrar a "anônimo" que ele cometeu algumas impropriedades.Vejamos como se pode escrever o mesmo texto de maneira correta;
"MINHA FILHA, "PORQUE", QUANDO PODE SER SUBSTITUÍDO POR "POIS", ESCREVE-SE PORQUE, SEM ACENTO. ESTUDA (TU)MAIS UM POUCO E REVISA (TU)TEUS TEXTOS." OU: "ESTUDE MAIS UM POUCO E REVISE SEUS TEXTOS".
POR FIM, OBSERVE-SE QUE "DÁ UMA ESTUDADINHA NA GRMÁTICA" É UMA EXPRESSÃO NO MÍNIMO CHINFRIM...
Anônimo II